domingo, 20 de julho de 2008

Why so serious? xD

Bon Jour!
É o seguinte, dois pontos: não é uma resenha crítica, certinho? É mais um, digamos, relato pessoal da experiência de FINALMENTE assistir ao filme e as impressões que tive. Eu pretendia fazer uma crítica, mas ia acabar ficando parecida com algumas que li... Enfim.
Nunca fui fã de filmes de ação, muito menos de super-heróis; no entanto, aos poucos, fui cedendo a eles. Primeiro, Homem-Aranha, depois X-Men, A Liga Extraordinária e, agora, Batman. Verdade seja dita: nunca assisti a um único filme do Morceguinho do começo ao fim. Tinha visto segundos de um ou outro, e só. Admito: provavelmente, também não teria feito questão de assistir a esse, não fosse pela cereja do bolo - a presença de Heath ledger no projeto. Aliás, "cereja" é pouco; a contribuição de Heath foi a cereja, a cobertura, boooa parte do recheio...Mas vamos por parte.
Como antiga fã do Heath e mais nova apreciadora de adaptações de quadrinhos para a Sétima Arte, esperei ansiosamente o lançamento da película. Ontem, o suplício chegou ao fim. Decepções? Nenhuma - muito pelo contrário. Se me permitem, vou cometer a ousadia de fazer comentários sobre ele sem ter visto o anterior, Batman Begins - mas com a promessa de que, muito brevemente, estarei na locadora mais próxima alugando o mesmo.
Batman - The Dark Knight traz um Bruce Wayne (Christian Bale) humano, afogado em angústias e dúvidas, lutando para limpar Gotham City da máfia e, ao mesmo, questionando se ele é do que Gotham City precisa. É aí que entra o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), o Cavaleiro Branco da cidade, sem máscara, justo, querido, que também tenta limpar a cidade, não por lutas, mas pelo meio jurídico, e ainda tem tempo para construir um romance com Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), sua parceira de trabalho e queridinha de bruce. Juntam-se, ainda, a eles o adorável mordomo de Bruce, Alfred (Michael Caine), Lucius (Morgan Freeman), o comissário Jim Gordon (Gary Oldman) e, claro, o Coringa (Heath Ledger).
Sob a direção de Christopher Nolan, todos os atores desempenham, com incrível e inegável maestria, seu papel; no entanto, gostaria de me demorar um pouco no que se transformou a revelação do filme.
Nem é preciso dizer que Ledger ganhou uma responsabilidade muito grande ao assumir o papel de Coringa. Correm boatos de que, antes de começar a filmar, ele teria passado um mês trancado em um quarto de hotel, sem contato com ninguém, e que, quando a produção voltou lá, encontrou um diário com várias frases psicodélicas escritas - o ator teria escrito um diário como se o mesmo pertencesse ao próprio Coringa. Além disso, diz-se que, quando indagado sobre o por quê da escolha de Heath para o papel, Nolan teria respondido: "Porque ele não tem medo!" É quase impossível falar do personagem sem compara-lo com as interpretações anteriores, mas, indubitavelmente, Heath Ledger - irreconhecível - foi o que melhor entendeu e incorporou toda a complexidade do Palhaço do crime. Seu Coringa, tão louco quanto sensato, é psicopata, sádico, anárquico, maquiavélico, descrente da humanidade, inteligente e, por vezes, cômico - mas não caricato, importante ressaltar. É até quase possível sentir misericórdia dele quando ele conta a origem de suas cicatrizes. Não é pelo dinheiro, não é para matar o Batman - os dois se complementam, segundo ele.
Recheado de efeitos especiais, não é mais só um filminho de ação. A película traz questões sobre a moral, a lealdade, a maldade, a loucura, os limites, a bondade - e sem cair na velha luta maniqueísta bem x mal; algumas frases, como disse Rafaela Zampier, do Cineplayers, parecem cortar rente à carne. A trilha sonora de James Newton Howard (Peter Pan) e Hans Zimmer (Piratas do caribe 2 e 3, o Código Da Vinci, Gladiador...) - dois compositores de quem sou assumidamente fã - dá um tom tenso, fazendo que o público também se sinta assim. O roteiro, de Christopher Nolan e Jonathan Nolan, é envolvente, supreedente, divertido, enfim, emocionante, digno do Homem-Morcego.
Sinceramente? Penso que esse texto não está à altura do filme. Assista assim que possível - se puder, vá hoje mesmo -, e, acredite, você não vai se arrepender de passar 142 minutos na sala do cinema.Mais do que recomendo. Seis estrelinhas para a equipe - e cinco extras para Heath Ledger. Nunca, jamais duvidei do seu talento, mas esse trabalho só veio mostrar a todos do que você era capaz.


~Batman - o Cavaleiros das trevas (Batman - The Dark Knight, 2008)

Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale; Heath Ledger; Michael Cane; Aaron Eckhart; Gary Oldman; Maggie Gyllenhaal; Morgan Freeman; Monique Curnan
Trilha sonora: James Newton Howard e Hans Zimmer














Pessoinhas, é isso. Espero que o textinho tenha ficado pelo menos razoável. Eu vou assistir de novo (nem que seja sozinha), e vocês? xD Bom final de domingo, beijos beijos beijos e até ;*

Nenhum comentário: